Empatia.


Não deveria, mas ainda me surpreendo. Me surpreendo com o quanto as pessoas se tornaram descartáveis umas para as outras, em todos os tipos de relação. Li um desabafo de uma menina no Facebook e logo percebi que ela tinha terminado o namoro. Fucei, porque não me aguento, e descobri que o ex-namorado já estava postando foto com a nova namorada no Facebook. E tudo isso aconteceu em poucos dias, para não parecer exagero, menos de um mês. E já tinha fotos com a mãe, alguns amigos e declarações de amor eterno e - pasmem - planos de filhos. 

Longe de mim, que fique claro, julgar e agourar os relacionamentos alheios, mas eu realmente acho muito estranho o quanto tudo muda tão rápido. Parece idiota da minha parte e deve ser mesmo, mas eu fico com raiva. Fico com raiva da família e dos amigos por agirem como se nada tivesse acontecido. Fico com raiva do cara por tanta cara de pau. Fico com raiva de cada curtida recebida nas fotos. E se quer saber, eu mal conheço a menina que fez o desabafo. Só que independente de afinidade, tive empatia. 

E sinceramente, eu acho que é isso que mais falta hoje em dia. Eu tenho um pseudo-defeito que é me colocar sempre no lugar dos outros, e talvez isso me torne um tanto quanto trouxa, mas como lidar com uma situação dessas? Gostaria de (re)frisar que não acho que devemos julgar quem muda de relacionamento tão rápido, mas no mínimo, todos os envolvidos deveriam ter cautela. Respeito. Consideração. Seja o próprio (ou própria) que seguiu em frente, seja a sua família, sejam os seus amigos. 

Vivemos na era da internet, e se não postou, é porque não aconteceu. Por que não usar isso a favor dessa situação tão delicada? Por que não viver offline enquanto as coisas não esfriam? Por que não poupar o outro e preservar também o que está construindo de novo? Por que as pessoas esquecem que tem alguém de carne e osso do outro lado da tela do computador que vai sentir? Veja, não é deixar de viver, é somente não precisar mostrar e esfregar na cara da outra pessoa "o quanto você está muito mais feliz agora". 

É só uma questão de deixar de lado essa briga de ego, esse egoísmo. É só uma questão de ter a tal da empatia. Difícil?

Comentários

  1. Quero te abraçar por este texto, posso!?

    A falta de empatia é tão grande, que as pessoas acham isso normal. A dureza do coração é valorizada e isso é muito triste.

    Graças a Deus que há trouxas como você e como eu que ainda preferem se colocar do outro. Quem sabe a gente não planta essa semente por aí?

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve!!! Pessoas que se importam com as outras são 💛
      Quem sabe né? Eu não me aguento, e como não posso chegar e brigar com os outros, escrevo e posto rs

      Excluir
  2. Super concordo! Hoje em dia, as pessoas vêem necessidade de postar absolutamente tudo em redes sociais. Cada passo que dão, como se precisassem que as outras pessoas aprovassem as decisões que tomam, através de curtidas, comentários, enfim. Não pensam que, além de tudo isso, existe um mundo real lá fora, e que mesmo as coisas publicadas em redes sociais, tem grande impacto sobre esse mundo e as pessoas que vivem nele.
    http://setudopodeser.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas